Impacto do CDEA


O CDEA, como um novo centro científico de ensino, pesquisa e informação em temas alemães e europeus, sediado na PUCRS e na UFRGS, é um projeto de 5 anos, que visa fomentar 20 PPGs das duas universidades, uma nova geração de cientistas e pesquisadores brasileiros em estudos interdisciplinares sobre temas atuais da Europa e Alemanha úteis ao contexto Brasileiro e Latinoamericano, introduzindo-os em uma rede de 20 Centros Europeus e Alemães de Excelência no mundo.

Trata-se do primeiro Centro de Estudos Europeus e Alemães no Brasil, com forte impacto  na América Latina e foi confiado conjuntamente à UFRGS e à PUCRS, por sua rede de pesquisas latino-americanas e com a Alemanha e Europa. Visa preparar a nova geração de acadêmicos na pesquisa em língua alemã e com metodologias de ponta das ciências humanas e sociais.

A estrutura do CDEA será simples, com um Diretor e um Vice-Diretor (com mandato de 5 anos em sistema de co-direção, alternado aos 2 anos e meio e que dominem a língua alemã a serem indicados pela respectiva universidade), um Comitê executivo científico, com 3 pesquisadores renomados de cada Universidade parceira e um Comitê consultivo (Beirat, em alemão) com os reitores, os vice-reitores e o DAAD, representado pelo escritório do Rio de Janeiro. Outros Grêmios poderão ser criados, assim como um secretaria de apoio.

A dotação do DAAD é por um período de 5 anos, renováveis e com grande probabilidade de fomento por 10 anos, permitindo um planejamento de longo prazo e inserção internacional de nossos Programas de Pós-Graduação e discentes. O CDEA poderá receber suporte de outras instituições de fomento, universidades parceiras e empresas para pesquisas específicas, redes ou programas, garantindo a continuidade do Centro.

O CDEA irá reunir um alto número de pesquisadores-fundadores da UFRGS e da PUCRS, com parte ou totalidade de seus estudos efetuados na Alemanha, que participaram da elaboração do projeto, sem prejuízo de outros que se juntaram a estes 58 pesquisadores. Participam do Projeto 20 Programas de Pós-Gradução, sendo 10 da UFRGS e 10 da PUCRS, a saber:

* Nota da última avaliação da CAPES, www.capes.gov.br .

Os principais resultados do CDEA esperados são:

  • Pesquisa de excelência em temáticas de interesse para Brasil e Alemanha/União Europeia
  • Implementação de uma Escola Superior de Estudos Alemães e Europeus para estudantes de doutorado e pesquisadores em todos os campos. A agenda irá incluir workshops, seminários, escolas de verão e inverno, visitas de curto prazo, etc
  • Desenvolvimento de um Centro de Referência, para ampliar a disseminação das informações acadêmicas da Alemanha e da Europa
  • Extensão para outras universidades e organizações no Brasil e na América Latina, criando uma rede brasileira de ensino, pesquisa e atividades de extensão relacionada a estudos alemães e europeus
  • Consolidação da internacionalização dos Programas de Pós-Graduação envolvidos e acesso e integração na rede de 20 Centros de excelência financiados pelo DAAD nas maiores universidades do mundo.